sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Q&A Jenson Button & Novo MP4-25

A Mclaren apresentou o carro que disputará a temporada 2010 de F1, o MP4-25.





E uma entrevista do Jenson para o Autosport.
Pergunta: Jenson, ansioso para a temporada?
Jenson: eu estive ocupado durante o mês de janeiro, tentando me convencer de que realmente faço parte dessa equipo; mudar de time é sempre difícil, muitas mudanças, e nós lutamos contra isso; mas todos eles me receberam muito bem, e a atmosfera é realmente boa; é ótimo finalmente ver o carro pronto.
Eu estou ansioso pela temporada. ainda não queremos pensar que estamos prontos,temos muitos testes e devemos trabalhar muito antes de irmos para a primeira corrida. Estou animado, realmente, o mais animado que já estive antes de uma temporada começar,é um desafio enorme para mim e estou realmente ansioso.
Pergunta:Como é pra vocês irem (a pergunta foi para Jenson e Lewis) contra uma equipe de um homem como esperam que seja a Mercedes esse ano? (referindo-se a Schumy,éclaro)
Jenson:não acho que seja o caso, e estou certo que Michael e Nico tambem pensam assim, se você está falando dessa equipe. A Formula 1 é um esforço de equipe, e você precisa dos dois piltos trabalhando juntos para melhorar o carro; se você não fizer isso não terá um bom trabalho; eu não acho que alguns pilotos devam escolher o número dois; não vejo isso acontecendo, e não acho que seja o caso esse ano.
Pergunta: Você acha que sua rivalidade com o Hamilton vai afetar seu trabalho?
Jenson:Eu sempre digo, pra nós é importante trabalharmos juntos, ou não teremos um campeão britânico no fim do ano; trabalhar em equipe é fundamental, trabalhar em equipe, aprender uns com os outros, nós temos muitas experiencias, positivas e negativas, e nós dois vivemos situações diferentes.
No fim do ano veremos o que acontece, quem fez um grande trabalho depois de 19 corridas. Não por que pensar no futuro, seria um grande erro, devemos pensar no agora e em como podemos fazer esse carro o mais rápido possivel.
Pergunta: Você vai sentir falta do KERS esse ano?
Jenson:Eu não usei o KERS no ano passado, e era frustrantte por que você tinha que mudar deestratégia por que outros caras tinham.Se eles estavam logo atras, na primeira curva, não tinha como se manter na frente.Estou feliz por ser igual pra todos, isso é importante; se todos tivessem o KERS seria um grande sistema e haveria razão pra isso, mas se é apenas para algumas equipes.
Pergunta: Você acredita que a Mercedes será mais forte esse ano?
Jenson:em primeiro lugar, acho que eles serão fortes em 2010.Eles foram campeões, nós fomos campeões juntos em 2009 e eu não acho que eles estarão na parte de trás do grid, se vão ser mais ou menos competitivos ninguém sabe.Ninguém sabe quem estará na frente. Eu tive um ótimo relacionamento com o time, e a decisão de mudar foi por que eu queria um novo desafio. Quando você vence o campeonato, realiza seu sonho, seu objetivo incial, eu estava pensando, pra onde eu vou a patir daqui? A decisão foi mudar pra Mclaren e aceitar esse novo desafio. E realmente me estimulou, vou pra essa temporada muito mais animado do que fui pra qualquer outra temporada.
Eu me tornei uma pessoa mais forte, e um piloto mais forte depois do ano passado. Já estou trabalhando com a equipe, tem algumas areas que nunca tinha trabalhando antes.Quando chegarmos a primeira corrida terei certeza que estou cem por cento, não quero desculpas. A primeira corrida no Bahrein é pra ver se estarei competitivo.
Pergunta:O que você acha de comear com muito combustivel esse ano?
Jenson:É algo que precisamos testar; sabemos que será dificil, por isso estamos testando;issovai ser muito, muito importante para o começo do ano;não é apenas o pneu da frente estreita, o que obviamente prejudica sua aderencia, temos o peso do combustivel que estaremos fazendo muitos testes. 150-160kg é muito comparado ao que estamos acostumados a usar, que é abaixo de 100kg.é uma experiência nova, e tenho trabalhado no simulador, mas ainda trabalharemos muito nisso durante o próximo mês.
Pergunta:Existe um circuto especial que vocês estejam ansiosos pra esse ano?
Jenson:Alguns circuitos terão mudanças, Silvertone estará diferente, não sei o quanto. o Bahrein tem uma nova sação, esperamos que torne a corrida melhor lá,então há algumas coisas novas pra aprender;parece que cada ano tem um novo circuito, isso é bom, mexer um pouco.
Pergunta: Será que essa vai ser uma temporada mais emocionante na F1, você acha que poserá ser mais competitiva?
Jenson: eu acho que sim, temos quatro campeõs mundias, e muita gente talentosa na F1, novas equipes, isso é empolgante.Espero que seja assim, como esperamos, possivelmente a mais emocionante temporada de F1. Esperamos muitos fãs, e um grande show.
Pergunta: Você disse que competir contra o Hamilton é um desafio, alguns foram céticos quanto as suas chances. Como você se sente sobre isso?E que efeitos você acha que as mudanças no regulamento terão sobre sua batalha?
Jenson:Quando fiz a jogada não pensei nas mudanças no regulamento, pensei no desafio, algo emocionante, você deve sempre buscar desafios na sua vida. Quando venci o campeonato ao passado eu senti que deveria mudar pra outra equipe, uma com muita experiência na F1, e com Lewis aqui, tendo ganho um campeonato mundial, eu pensei que era o melhor lugar do mundo pra estar nessa temporada.
Ninguem sabe quem vai estar por cima em qualquer time, é por isso que estamos indo correr, para combatê-los.depois de 19 corridas vamos ver quem faz o melhor trabalho, por hora, devemos trabalhar juntos e ajudar a construir a equipe ao nosso redor,desenvolver o carro durante a temporada o melhor possivel. Esse é o nosso objetivo no momento.
Pergunta:Jenson, você tem algo a provar?
Jenson:Eu acho que ganhar o campeonato e ser tonar o melhor do mundo é o que todos nós estamos aqui pra fazer.Quando você tem oito anos, olha para pilotos de F1 e ver um se tornar campeão mundial, que é o que você quer ser, você pensa "eu quero ser campeão mundial".
Isso foi exatamente o que eu consegui em 2009.Esse ano, como eu disse, estou olhando para um novo desafio, e é exatamente o que tenho nas mãos.Eu venho pra temporada muito animado, mas não pensando em provar nada pra ninguém.Eu não preciso fazer isso. não preciso provar nada pra mim mesmo.
Eu estou muito feliz com a minha vida, estou no melhor lugar onde poderia estar. Tive a experiência de vencer o campeonato em 2009, o que aumenta sua confiança, ganhei experiencia e como pessoa me tornei mais confiante.Que venha este ano, eu estou na melhor posição que poderia estar.
Fonte: Autosport.

Nenhum comentário:

Postar um comentário