sábado, 9 de outubro de 2010

A regra é mais ou menos clara

O artigo 36.2 do regulamento esportivo da F1 não prevê a hipótese de cancelamento da classificação. A regra aponta que se nenhum piloto registrar tempo, o grid será decidido pela ordem numérica.
Se o mau tempo persistir em Suzuka e a classificação, que foi adiada para a manhã de domingo (10) — 22h da noite deste sábado (9) no horário de Brasília —, for novamente cancelada, Jenson Button vai largar na pole-position do GP do Japão. É o que reza o artigo 36.2 do regulamento esportivo da F1. De acordo com a regra, caso nenhum piloto abra volta rápida na classificação, a posição de honra do grid caberá ao dono do carro com menor número, no caso, o piloto da McLaren, atual campeão mundial. Entretanto, a regra da FIA é vaga quanto ao assunto.
O referido artigo prevê a definição do grid pela seguinte ordem: quem abrir uma volta rápida na classificação, quem falhar em abrir uma volta rápida e, por último, quem falhar em deixar os boxes durante o período da classificação. A mesma regra aponta uma definição do grid pela ordem numérica caso nenhum dos pilotos saia dos boxes durante a classificação. Mas não há qualquer menção no regulamento sobre um eventual cancelamento de treino classificatório.
Partindo da premissa que se a classificação em Suzuka for novamente cancelada e, por consequência, os pilotos forem impedidos de irem à pista, Button deverá levar a pole-position, por ser o dono do carro de número 1, o menor número dentre todos os pilotos do grid. Lewis Hamilton, em teoria, dividiria a primeira fila com o compatriota, mas a punição pelo fato da McLaren ter trocado o câmbio do seu carro daria ao britânico a sétima colocação.esse caso, Button seria o maior beneficiado entre os postulantes ao título, e Fernando Alonso, o mais prejudicado.
Caso o treino seja cancelado, o britânico veria seus rivais um pouco mais distantes na largada. Sebastian Vettel seria o mais próximo e começaria em quarto, logo à frente de Mark Webber. Já o espanhol largaria na oitava colocação. Entre os brasileiros, Felipe Massa fecharia a terceira fila, na sexta colocação, enquanto Rubens Barrichello começaria o GP do Japão em nono. Bruno Senna partiria da 20º colocação, enquanto Lucas Di Grassi fecharia o grid em Suzuka.

 Fonte: Grande Prêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário